Plano de Aplicação Recursos Patrimônio cultural 2021 Santo Antônio do Retiro-MG

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Santo Antônio do Retiro, Apresenta o Plano de Aplicação Recursos do fundo municipal Patrimônio cultural do ano de 2021

 

 

 

 

Os Sítios Arqueológicos do Pau d’Arco foram tombados pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Retiro-MG por sua importância.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Retiro-MG
Nome atribuído: Sítio do Pau D Arco IV; Sítio do Pau D Arco IX; Sítio do Pau D Arco VI; Sítio do Pau D Arco X
Localização: Comunidade de Pau d’Arco – Zona Rural – Santo Antônio do Retiro-MG
Ano do registro: 2002

Descrição: Pinturas rupestres, na serra do Pau d’Arco no município de Santo Antônio do Retiro. segundo conta moradores antigos da região e também pessoas que já passaram pelo local (pesquisadores), são pinturas de uma aldeia de índios de muito tempo atrás que habitou o local e faziam essas marcações nas pedras, era também uma forma de comunicação entre eles.

Estrada de Santo Antônio do Retiro a Comunidade de Pau D’Arco, com uma distância de aproximadamente 37km.
Fonte: Governo do Estado.

Histórico do município: Santo Antônio do Retiro era uma fazenda dividida entre seus primeiros habitantes, Sebastião Teixeira, Manoel Ramos, Sebastião Gomes, Gasparino Gomes e Chiquinho Alves, um lugar tranquilo, os moradores todos conhecidos, se sustentavam através do plantio, da criação e da caça.

Por volta de 1935, dessa fazenda começa a surgir uma pequena vila com o nome de ?Retiro?, já com mais habitantes, como: Etelvino Gomes, Teófilo, Firmina e Joaquim Barbosa nome bastante conhecido na história da cidade por ter sido comerciante, fazendeiro e ter construído o primeiro prédio escolar em 1950.

Ainda da década de 30, surgem os primeiros professores da vila: Elvina Prates (D. Iazinha) e o Sr. Messias Paes Rodrigues alfabetizavam em suas próprias casas porque não havia um prédio escolar.

Em 1950, inaugura o primeiro prédio escolar já com novos professores, Maria Rainha dos Anjos (Bilica), Geralda Magalhães, logo depois Laudy Silva Ribeiro e José Fernandes Ribeiro (Zico), que também foi o primeiro diretor da escola, a escola foi inaugurada com o nome Escola Estadual José Cantídio de Santo Antônio do Retiro. Santo Antônio do Retiro, nome vindo do santo padroeiro ?Santo Antônio?, que foi encontrado por moradores em um córrego próximo a vila, moradores diziam que esse santo foi levado à igreja, onde voltava ao local encontrado misteriosamente, ate que foi construída a igreja de Santo Antônio próxima a o córrego?. A partir de então surge à festa do padroeiro realizada entres os dias 31 de maio a 13 de junho, com comidas típicas, leilões, barraquinhas, procissões, e muita dança, principalmente forró. A principio o novo distrito que pertencia a Rio Pardo de Minas já contava com um mercado no meio da praça, uma igreja um prédio escolar, algumas casas a mais e com uma nova geração: João Fernandes Ribeiro, Tiago Silva, Trajanino Fernandes, Nazário Antunes, Adriano Barbosa e Antonio Fernandes Costa (Tininho).

Tudo que entrava e saíam era através de tropas de burros, e ainda na década de 60, apareceu o primeiro radio, como meio de comunicação; o primeiro caminhão na época FORD F-5, como meio de transporte e ainda maquinas de costuras, arados, máquinas de plantar. O Sr. João Fernandes Ribeiro, um grande homem na história do distrito, por ser um homem bastante culto, influente na política e conhecido por todos, conseguiu trazer o cartório civil para o distrito.

Fonte: IBGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *