A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Retiro e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram manhã da ultima quainta feira (18/05), às 10 horas a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, que homenageou o Sr. Antônio Fernandes Costa (Tinhinho), grande cidadão Retirense.
O CAPS é o local onde se presta serviços de saúde para pacientes com transtorno mental, dependentes de álcool e outras drogas. A conquista desse novo espaço é um marco para o serviço da saúde mental de qualidade em Retiro. O CAPS é um serviço de portas abertas e está destinado a todos aqueles que, de alguma forma, convivem com o vício. Inclusive, a participação familiar e comunitária é primordial durante o tratamento.
O acesso do paciente ao CAPS pode acontecer de forma espontânea ou através de encaminhamento das Unidades de Saúde. Depois do primeiro acolhimento, que se dá por consulta individual realizada por profissionais capacitados, um plano de tratamento é elaborado de acordo com a necessidade do usuário.
O Centro de Atenção Psicossocial Antônio Fernandes Costa conta com uma equipe de profissionais composta por: Médico Psiquiatra, Psicóloga, Enfermeira, Assistente Social, Técnica de Enfermagem e por profissionais que auxiliam o acompanhamento dos pacientes.